disclaimer

testhut.pt se dedica a ajudá-lo a encontrar os melhores produtos para comprar, realizando uma extensa pesquisa. Nossa equipe seleciona cuidadosamente cada produto apresentado em nosso site. Se você comprar um item por meio de um de nossos links, podemos receber uma pequena comissão que ajuda a apoiar nosso trabalho.

Top 10 Purificadores De Ar [Melhor em 2025]

Os purificadores de ar estão entre os aparelhos que só recentemente começámos a utilizar e dão origem a perguntas como: “Nós nunca os usámos anteriormente e estávamos bem, porquê utilizar agora?
Porquê, realmente? Sim, a humanidade sobreviver milhares de anos sem purificadores de ar, mas também sofremos de inúmeras doenças, morte e sofrimento que se podia evitar pelo caminho. Além disso, nem sempre passámos tanto tempo fechados nos nossos apartamentos.

Os purificadores de ar ajudam com a miríade de pó, bolor, bactérias, vírus e outros alérgenos no ar da nossa casa, tornando-o muito mais saudável e agradável de respirar. No entanto, existem muitos tipos e modelos diferentes. Por isso, listamos abaixo os melhores tipos de purificadores de ar que deve considerar.

Os diferentes tipos de purificadores de ar

O primeiro aspeto digno de nota sobre os purificadores de ar é a quantidade de diferentes tipos existente:

Purificadores de ar HEPA

Os filtros HEPA são um método de filtração popular em muitos aparelhos e são um dos métodos preferidos de filtração para a maioria dos purificadores de ar. HEPA significa “High-efficiency particulate air”. Estes filtros trabalham criando uma fina barreira física que apanha 99.7% de todas as partículas do ar maiores que 0.2 mícrones. Dependendo da frequência de utilização, estes filtros têm de ser trocados passados vários meses, mas são ótimos por melhorar a qualidade geral do ar da sua casa

Purificadores de ar com carbono ativado

Outro favorito dos fãs, os filtros de carbono ativado e os purificadores de ar são melhores que os filtros HEPA ao lidar com o fumo, cheiro a tabaco e gases que atravessam o filtro HEPA. No entanto, os dois funcionam melhor quando utilizados em conjunto – primeiro, um filtro HEPA capta as maiores partículas, e depois um filtro de carbono ativado lida com os odores e gases. Qualquer bom purificador de ar para uma utilização completa deve ter os dois sistemas.

Purificadores de ar com luz ultravioleta

Filtros UV parecem algo que não deverá funcionar e são apenas um engodo, mas a luz UV mata realmente os agentes patogénicos nocivos, as bactérias e vírus no ar. Estes filtros funcionam através da sucção e da filtragem do ar da sua casa, através de uma pequena câmara cheia com luz UV, que elimina os organismos nocivos do ar antes de o libertar de volta para dentro da sua casa. Os filtros de luz UV funcionam melhor em conjunto com os filtros HEPA e carbono ativado. Isto acontece porque se o pó ou outras partículas inorgânicas grandes não forem removidas primeiro do ar, podem mascarar as bactérias e vírus da luz UV.

Purificadores de ar iónicos

Os purificadores de ar iónicos funcionam com um princípio ainda mais bizarra – em vez de filtrar o ar, emitem iões negativos para o ar e forçam a poeira, o bolor e outras partículas no ar a criar aglomerados. Isto faz com que se tornem demasiado pesados para permanecerem no ar e, eventualmente, caem no chão ou nas paredes, onde poderão se mais facilmente limpos. Alternativamente, se forem absorvidos para um filtro HEPA, serão suficientemente grandes para lá ficarem.

O problema óbvio dos purificadores iónicos é que não purificam realmente o ar, apenas mudam a composição das suas partículas. No entanto, não deixa de ser útil, com a combinação certa de filtros.

Purificadores de ar eletrónicos

Agora que cobrimos os quatro métodos principais de filtragem, vamos ver outros tipos de purificador de ar. Os purificadores de ar eletrónicos são soluções para toda a casa, desenhados para trabalhar em conjunto com os sistemas de ar condicionado ou forno. Utilizam tanto purificadores iónicos como filtros HEPA e funcionam da seguinte forma: carregam e prendem os poluentes no ar.

Purificadores de ar centralizado

Semelhantes aos purificadores de ar eletrónicos, os sistemas de ar centralizado também se ligam às condutas da sua casa. No entanto, não usam purificadores iónicos, focando-se maioritariamente numa combinação de filtros HEPA e de carbono ativado.

Purificadores de ar autónomos

Se não deseja conectar nada aos seus sistemas de forno e ar condicionado, pode escolher um aparelho autónomo. Estes aparelhos têm diversas formas e tamanhos e usam diferentes combinações de filtros. Os tipos mais comuns e eficazes usam filtros HEPA, de carbono ativado e de luz UV (nesta ordem).

O que devo ter em conta quando comprar um purificador de ar?

Com tantos tipos diferentes de purificador de ar, é importante saber o que está à procura para a sua casa. Aqui estão alguns fatores a ter em mente:

De que tipo necessita?

Como já viu anteriormente, todos os métodos de purificação e/ou filtração diferentes são específicos para cada contaminante do ar. Por isso, a sua melhor aposta será escolher um aparelho que utilize vários e diferentes métodos de filtração ou identificar exatamente o problema e encontrar aquele que se adeque.

Volume, capacidade e potência

O próximo passo é certificar-se que o seu tipo preferido seja capaz de filtrar o ar da sua casa. Isto significa que deve ter a capacidade e potência para ligar com o volume de ar da sua casa. Dependendo da configuração da sua casa, adquirir vários aparelhos poderá ser uma boa ideia.

Qualidade

O próximo fator altamente importante é escolher um aparelho de qualidade. Existem bastantes modelos e marcas de purificador de ar no mercado e é fácil ser-se enganado.

Características adicionais que podem ser úteis

Agora que escolher um produto de alta qualidade e o tipo adequado às suas necessidades, é tempo de escolher as características preferidas.

  • Diferentes velocidades programáveis, configurações do modo, temporizadores, controlo remoto e outros.
  • Compatibilidade com aplicações móveis para o ajudar a observar facilmente o que se passa.
  • Operação em silencia para não perturbar o seu dia-a-dia.
  • Um bom design que seja agradável à vista e que se encaixa no interior da sua casa.

Como pode observar, existe diversos tipos diferentes de purificador de ar à escolha, mesmo sem contar com os milhares de diferentes modelos por tipo. Alguns são melhores que outros numa área específica e muitos são bastante especializados. Escolher o tipo certo para si, depende primeiro da identificação do problema que quer resolver. Afinal de contas – tem tudo a ver com encontrar um modelo de alta qualidade com as características que goste.