As fritadeiras a ar são um dos novos eletrodomésticos de cozinha que ainda não atingiram o pico da sua popularidade, apesar de oferecerem vários benefícios. As fritadeiras de ar quente existem desde a década de 90, mas começaram a tornar-se populares na década de 2000, quando introduziram modelos mais novos e melhorados. A principal vantagem que as fritadeiras de ar trazem para a sua cozinha é a capacidade de fritar perfeitamente com o mínimo uso de óleo. Muitos de nós adoramos fritos e, fritar a ar, a altas temperaturas é uma das melhores formas de o fazer. Como é que pode encontrar a fritadeira a ar certa para as suas necessidades? Quais são as melhores fritadeiras e como saber escolher entre as que existem? Aqui está o nosso guia rápido.
Tipos de fritadeiras a ar
Atualmente, existem 4 tipos principais de fritadeiras a ar, embora haja quem diga que apenas as duas primeiras sejam genuínas no sistema de fritar a ar. Independentemente disso, se estiver à procura de um eletrodoméstico deste género, estas são as 4 principais categorias que deve analisar:
Fritadeiras a ar com pás
As mais caras mas também as fritadeiras de ar mais cómodas para usar são as quem têm pás. Estas fritadeiras de ar têm o benefício adicional de não só fritar os seus alimentos a ar a altas temperaturas, mas também de os agitar ou mexer com as suas pás giratórias. Esta característica de “auto-agitar” das fritadeiras a ar com pás torna-as muito práticas o que permite libertar tempo extra para que se possa concentrar noutras coisas. Estas fritadeiras a ar também permitem adicionar muito ou pouco óleo ou gordura à fritadeira juntamente com os alimentos.
Fritadeiras a ar com cesto
Uma opção mais em conta. As fritadeiras a ar com cesto não apresentam a característica de auto-agitação existente nos modelos que têm pás. Isto significa que precisa de ter algum trabalho extra enquanto os seus alimentos estão a ser cozinhados, mas isso normalmente não representa problema. Também pode acrescentar a qualtidade de gordura ou óleo que pretender no cesto juntamente com os alimentos.
Fritadeiras a ar de bancada
Mais parecidas com um forno de convecção de bancada do que propriamente uma simples fritadeira a ar, estes eletrodomésticos podem ainda ser usados para fritar a ar. Estes fornos apresentam um benefício extra por serem um eletrodoméstico com mais funções, dando-lhe a liberdade de os usar para mais do que apenas fritar a ar. No entanto, isto reflete-se no seu preço. Além disso, se está realmente interessado em fritar a ar, as fritadeiras a ar com pás são geralmente a melhor opção, considerando tudo o que está em causa.
Fritadeiras a ar para peru com sem óleo
Este formato de eletrodoméstico é ainda mais diferente. As fritadeiras a ar para peru sem óleo também oferecem a opção de fritar a ar. No entanto, estas devem ser usadas unicamente ao ar livre. O seu tamanho é relativamente superior às 3 já referidas anteriormente e não usam ar forçado. Todavia, podem ser usadas como um forno ao ar livre do tipo tandoori, o que representa uma boa no caso de estar à procura de algo assim.
O que devo procurar ao comprar uma fritadeira a ar?
Ora, digamos que escolheu a sua fritadeira a ar preferida – que características, funções e qualidades ela deve ter? Aqui está uma lista rápida das principais características que deve analisar numa fritadeira a ar.
Tamanho e design
Tal como com qualquer outro eletrodoméstico, deve ter a certeza de que o tamanho e o design da sua fritadeira a ar enquadra-se com o resto da sua cozinha. Isto é muito mais do que uma questão de estética – qualquer bom cozinheiro saber que os seus eletrodomésticos devem estar bem organizados na sua cozinha para que tenha uma experiência culinária verdadeiramente produtiva.
Capacidade
Como a maioria dos outros eletrodomésticos, é importante adquirir a fritadeira a ar com a capacidade pretendida. Demasiado grande e irá desperdiçar energia e espaço, muito pequena e você não será capaz de cozinhar o espectável para a sua família.
Potência
As fritadeiras a ar padrão normalmente apresentam 800 a 1400 watts, por isso é importante obter uma que se adeque às tomadas da sua cozinha e também que as tomadas suportem essa potência.
Garantia e preço
O preço é normalmente a primeira coisa que as pessoas observão e é normal. Contudo, o é ainda mais importante é a garantia. A maioria das fritadeiras a ar apresentam uma garantia padrão de 1 ano. No entanto, aconselhamos vivamente que procure sempre uma garantia alargada, independentemente da marca que escolher. A última coisa que quer é que a sua fritadeira a ar deixe de funcionar no 367º dia, tendo apenas a garantia padrão de 1 ano.
Características adicionais que podem ser úteis
As fritadeiras a ar apresentam algumas funcionalidades extras que também poderá achar úteis.
- Cestos de vários níveis. Esta é uma mais valia muito boa, permite cozinhar dois alimentos diferentes ao mesmo tempo sem que se misturem. Quer peixe e batatas fritas? Ou talvez batatas fritas e vegetais? Esta é uma excelente maneira de o fazer.
- Definições. Como na maioria dos eletrodoméstcos, as fritadeiras a ar também têm várias definições, programas e funções. Repare nas definições que precisa e as que lhe são indiferentes, e escolha a fritadeira a ar perfeita para as suas preferências.
- Pás. Mencionamos as fritadeiras a ar com pás como um tipo de fritadeira a ar, mas as pás são uma excelente característica extra para uma fritadeira a ar. Poupam-lhe tempo a mexer e excluem a necessidade de lidar com o ar a altas temperaturas enquanto o faz.
Com todos este tipos e características em mente, é clara a razão para que as fritadeiras a ar sejam tão populares e disputadas. Resta saber o quão populares serão no futuro e que outros tipos e características serão desenvolvidas para estes eletrodomésticos. Mas neste momento existem excelentes opções de fritadeira a ar para escolher. Certifique-se apenas em optar sempre pela qualidade e procurar a preciosa garantia alargada, e certamente ficará satisfeito com a sua nova fritadeira a ar.