disclaimer

testhut.pt se dedica a ajudá-lo a encontrar os melhores produtos para comprar, realizando uma extensa pesquisa. Nossa equipe seleciona cuidadosamente cada produto apresentado em nosso site. Se você comprar um item por meio de um de nossos links, podemos receber uma pequena comissão que ajuda a apoiar nosso trabalho.

Top 10 Aspiradores Com Saco [Melhor em 2025]

Conseguir um aspirador de pó costumava ser relativamente simples - todos eles pareciam mais ou menos iguais, fazendo o mesmo ruído quase insuportável e pesando uma tonelada. E sim – aspirar costumava ser uma tarefa terrível também. No entanto, os tempos mudaram e os aspiradores modernos são mais potentes, têm melhor aparência, são mais leves, exercem menos pressão sobre nossas costas e zumbem silenciosamente. Não importa o dilema de limpeza que você tenha em mente, ao final deste artigo, você estará confiante para escolher o assistente mais adequado para varrê-lo.

Algumas características do aspirador são auto-explicativas – todos nós apreciamos se a máquina for leve, manobrável e tiver alças ergonômicas e confortáveis. No entanto, alguns outros podem parecer um pouco confusos. Para que servem todos esses acessórios? Por que há números ao lado do filtro? Como eles medem o nível de ruído? E o que exatamente é um aspirador de pó de cilindro?

Os aspiradores modernos são como animais exóticos – existe uma surpreendente variedade de tipos, formas, cores e tamanhos. O melhor ponto de partida para encontrar o caminho certo é se perguntar – em quais superfícies ele será mais usado.

Os aspiradores com saco recolhem a sujidade em sacos substituíveis e descartáveis. Este é o método mais higiênico (especialmente se os sacos forem autofechantes) e recomendado para pessoas que sofrem de asma ou alergias. A desvantagem dos aspiradores sem saco é que a compra e a substituição de sacos ao longo do tempo acumulam despesas adicionais consideráveis. Isso é especialmente verdadeiro para os donos de animais de estimação, pois o pelo derramado incha as bolsas rapidamente. Além disso, o desempenho de sucção tende a diminuir à medida que o saco enche. Caso o fabricante decida parar de produzir seu aspirador, com o tempo, caçar os sacos certos pode se tornar um desafio adicional por si só.

Watts, Airwatts e Decibéis – eles são importantes?

Os aspiradores modernos são criaturas complexas e não faz justiça descrevê-los apenas em uma linha de números. No entanto, algumas figuras você encontrará em quase todos os rótulos. Aqui, explicamos exatamente o que eles significam e como isso afeta o desempenho da sua máquina.

Watts são abreviados como W e usados para medir a potência do motor. Pode parecer que um número W mais alto significa um vácuo melhor, e há um grão de verdade nisso. No entanto, se você comparar os modelos mais novos com alguns mais antigos, notará que o número diminuiu com o passar dos anos. Isso porque, em 2014, a UE introduziu uma nova legislação estabelecendo que todos os aspiradores fabricados ou importados dentro de suas fronteiras não devem ter mais de 1600 watts de potência. Em 2017, esse número caiu para 900; e as restrições foram feitas como parte do plano da UE para combater as mudanças climáticas. Não se preocupe, isso não significa que nós, europeus, estamos condenados a ter pisos sempre empoeirados. É que os fabricantes tiveram que engolir e começar a se concentrar em um design eficiente, em vez de espremer motores cada vez mais potentes dentro dos aspiradores. E eles tiveram sucesso - por exemplo, os 5 principais aspiradores de nossa lista tiveram um desempenho esplêndido em testes, apesar de sua potência modesta.

Como a potência do motor não conta toda a história, alguns fabricantes também listam o desempenho em Airwatts (AW). Esse valor é mais útil, pois descreve o poder de sucção real de um aspirador, e você certamente deseja obter um alto desempenho aqui. No entanto, o design geral também terá uma parte significativa quando se trata da classificação Airwatt. Um aspirador de pó que se aspira perfeitamente no chão e dificilmente pode ser movido é bastante irritante. Recomendamos enfaticamente verificar testes e avaliações de usuários antes de tomar a decisão, em vez de apenas comparar os valores de potência de sucção.

Por fim, em um mundo cheio de ruídos, a última coisa de que precisamos é de um aspirador barulhento. Felizmente, esse recurso é o mais simples de avaliar – basta procurar a figura de decibéis (dB) no rótulo. Quanto mais baixo, mais silencioso será o aspirador. A maioria dos fabricantes menciona apenas um valor – que descreve o nível de potência sonora no carpete. O teste é obrigatório na UE e o máximo permitido é de 80 dB. Ao ler o rótulo, é fundamental lembrar que o nível de ruído em pisos duros será consideravelmente maior. Quão alto é muito alto? A maioria das pessoas acha os mencionados 80 dB realmente irritantes. No lado mais silencioso, muitos usuários relataram que podem limpar com aspiradores de aproximadamente 60 dB sem acordar seus filhos. Cerca de 70 dB será um valor aceitável para pessoas que não precisam necessariamente de uma máquina silenciosa, mas ainda cuidam de sua audição.

Características a considerar

Filtros e Vedação

Todos os aspiradores atualmente vendidos na UE podem ter a reemissão máxima de poeira de 1,00%. Isso não é muito; no entanto, para pessoas que sofrem de asma ou alergias, pode ser necessário um sistema de filtragem ainda mais rigoroso.

Os filtros HEPA são considerados os melhores do mundo da aspiração. A abreviação significa ar particulado de alta eficiência e, de acordo com o padrão europeu, esses filtros removem 99,95% ou mais das partículas transportadas pelo ar de 0,3 mícron de diâmetro. Os filtros HEPA são divididos em 5 classes: E10, E11, E12, H13 e H14. Quanto maior o número, mais partículas o filtro pode reter – por exemplo, o filtro H14 tem a retenção média de pelo menos 99,995%. Pessoas com alergias ou asma devem escolher um aspirador com classe H13 ou H14. Filtros com taxas de retenção ainda maiores existem e são chamados de ULPA (ultra-low particulate air); no entanto, eles são usados principalmente em laboratórios e outros ambientes controlados.

Cordões

Pode ser extremamente irritante desconectar e reconectar um aspirador de pó enquanto você se move pela casa. A solução é simples – procure um cabo mais longo. Recomendamos um cabo com pelo menos 9 m de comprimento, mas mais é melhor neste caso. No entanto, uma figura ainda mais importante é a faixa de operação – o comprimento máximo do cabo e do aspirador totalmente montados juntos. Esta é a área que você pode limpar sem reconectar. Outra coisa a prestar atenção é o mecanismo de retração que puxa o cabo de volta para dentro - alguns modelos sugam o cabo com tanta força que pode bater dolorosamente no tornozelo.

Cabeças de escova

O design das escovas varia consideravelmente, dependendo do tipo de piso para o qual foram criadas. A maioria dos aspiradores de cilindro terá uma cabeça de escova básica e ajustável - normalmente equipada com um pedal que permite alterná-la facilmente para pisos duros e carpetes. Existem também escovas específicas e suaves para pisos delicados, como parquet, que podem ser riscados com limpezas mais agressivas. As escovas para parquet são frequentemente incluídas e não precisam ser compradas separadamente. Alguns modelos de vácuo também apresentam um cabeçote motorizado com um rolo de escova giratório. Essa cabeça é perfeita para limpeza profunda de carpetes e tapetes, pois o rolo da escova agita a fibra extraindo detritos e sujeiras incrustados. Algumas escovas motorizadas têm altura ajustável, o que é conveniente para limpar carpetes de pelo médio a alto.

Acessórios

Antes de comprar, pense sempre com cuidado – quais superfícies você pode precisar limpar. Em seguida, verifique quais acessórios acompanham seu aspirador e o que pode ser adquirido adicionalmente. A poeira não se deposita apenas no chão – ferramentas para fendas, tubos de extensão, estofados e escovas de pó podem tornar sua máquina mais prática e versátil. O ideal é que os acessórios possam ser guardados presos ao próprio aspirador – assim, não se perderão.

Conclusão

Hoje em dia, temos um mundo onde os aparelhos elétricos podem ajudar muito a conseguir essa sensação tão especial, sendo o aspirador um dos mais úteis. Este guia foi criado para tornar fácil e compreensível encontrar um novo aspirador - um aspirador que não apenas limpa, mas também se adapta perfeitamente ao seu estilo de vida e espaço.